Prefeitura de Colônia avança na modernização da iluminação pública com substituição de lâmpadas comuns por LED

Data de Publicação: 04/07/2023

A Prefeitura Municipal de Colônia do Piauí deu início na modernização da rede de iluminação pública do município com a troca das lâmpadas de vapor de sódio pelas luminárias de LED, tornando o segundo município do território do Vale do Canindé a adotar iluminação urbana 100% de LED. Mais moderna e eficiente, o novo sistema proporcionará mais segurança à população com ampliação da iluminação de vias e praças, e economia aos cofres públicos em gastos com iluminação pública urbana. O ponto de partida foi na Praça de Eventos e em seguida pela Av. Sebastião Tapety.

A iluminação de LED utilizada é a SMD, que vem das iniciais de surface mounted device, isto é, dispositivos montados em superfícies. Esse padrão tem como principal diferencial oferecer maior abrangência na distribuição de luz. Isso acontece porque o conjunto de LEDs é soldado separadamente sobre uma placa de circuito integrado. Ao contrário da categoria COB, o SMD emite iluminação unidirecional e tem ângulo de abertura de 360 graus. Portanto, conta com facho de luz que se espalha em todas as direções.

As trocas das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED estão sendo custeadas com recursos próprios do município. Isso deve-se a boa gestão dos recursos ora administrada pela gestão do prefeito Selindinho.