Em 1º Lugar no Índice de Vacinação, Colônia do Piauí Libera uso de Máscaras

A secretária destaca que o trabalho da saúde em Colônia tem sido essencial para o bons resultados alcançados.

Data de Publicação: 19/04/2022

A Prefeitura Municipal de Colônia do Piauí publicou nesta quarta-feira (13), o decreto 012/2022/PMCP que dispõe sobre a liberação do uso de máscaras em locais fechados.

A medida foi tomada considerando vários fatores como os índices de vacinação contra a Covid-19 alcançados, até o momento, no município. Até nesta quinta-feira (14), Colônia do Piauí é a cidade do estado que mais vacinou e já começou a 4ª dose de reforço.

Além disso, o decreto 012/2022/PMCP segue a orientação do Comitê de Operações Emergenciais (COE), no qual estabeleceu que fica facultativo o uso de máscaras em ambiente fechado para cidades em que 60% da população, acima de 18 anos, esteja imunizada com a dose de reforço. Colônia do Piauí já chegou a 87,26%.

Vale ressaltar que serão mantidas as recomendações de uso de máscaras em indivíduos sob maior risco de desenvolver formas graves de COVID- 19 e com sintomas da doença, teste positivo ou contato recente com alguém com COVID-19, bem como em indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso.

Segundo a secretária de saúde, Celana Camarço, "graças ao sucesso da vacinação, e há um bom tempo sem registrar casos da Covid,  o município conseguiu se destacar na liberação do uso de máscaras".

"Já concluímos 100% da terceira dose de reforço. Estamos realizando a busca ativa para que não fique ninguém sem tomar a vacina. Agora no aniversário da cidade por exemplo, vamos fazer uma ação para vacinar tanto para a Covid como para outras doenças, sempre temos intensificado esse trabalho e quero agradecer aos profissionais e a população coloniense, que nesse sentindo são esclaricidos demais, e é por isso que temos alcançados bons índices", enfatiza Celana.