Pesquisadora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza estudo sobre a situação epidemiológica da Doença de Chagas na população rural de Colônia do Piauí.

Data de Publicação: 09/07/2021

Pesquisadora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está realizando um estudo sobre a situação epidemiológica da Doença de Chagas na população rural de Colônia do Piauí. A pesquisa, conduzida pela mestranda Maricelia de Aquino Santana e orientada pelo prof. Dr. Vagner Mendonça da UFPI, conta com a colaboração da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.
Realizado nos dias 08 e 09 de julho, o estudo acontece nos povoados Oitis, Angical e Mourões e tem como objetivo verificar a prevalência da doença, através da coleta de material biológico (sangue) da população. A partir disso, é feita a busca ativa do vetor da doença (triatomíneo, popularmente conhecido como barbeiro).
Todos os resultados obtidos através da pesquisa serão disponibilizados para o município, fornecendo informações sobre a situação da doença e seus principais vetores, possibilitando à gestão traçar planos de ação e intervenções necessárias, através do acompanhamento e tratamento de possíveis diagnósticos positivos, e auxiliando no controle e prevenção do barbeiro em Colônia do Piauí.